Vagas falsas: saiba identificar golpes disfarçados de oportunidades

Saiba reconhecer ofertas de emprego que podem ser uma fraude

Nem sempre é fácil perceber que algumas ofertas de emprego são, na verdade, vagas falsas que servem de isca para atrair pessoas para possíveis golpes. Todos os dias compartilhamos diversas vagas que recebemos e nem todas conseguimos passar por um “filtro”, porém gostariamos de “ensinar” a identificar cada detalhe importante pra não se tornar uma vitima.

  • Anúncio sem informações: Não tem a cidade, não tem o nome da empresa, não tem data, não tem uma informação de agência ou nome do responsável pela seleção… Cuidado que TODOS os anúncios tem esse item em comum. Desconfie de tudo e pergunte o máximo antes mesmo de enviar seus dados.
  • Anúncio com contatos, links ou e-mail “não oficiais”: Quase todos os anúncios de golpes tem como isca um link de site que não é oficial da empresa, ou e-mail aleatório criado numa plataforma não oficial da empresa. Contato de whatsapp que responsáveis da empresa não conhecem.
  • E-mail/retorno de resposta pedindo mais informações: Você rapidamente num curto prazo de horas ou um à dois dias já recebe uma resposta pedindo mais informações como documentos pessoais ou certificados. Todos golpistas chegam neste ponto! Muito cuidado que é a partir daqui que vão saber que está sensível a cair no golpe. Exigem certificados atualizados e tem soluções rápidas pra você querendo te vender algo.
  • Empresas “fantasmas”: Muitas vezes anúncios com nomes de empresas podem te iludir na sensação de algo verdadeiro, mas depois que fizer uma pesquisa a fundo descobre que ou a empresa não existe ou é algo de fachada. Pergunte e não julgue sem saber antes se é veridica ou não, e cuidado para não queimar uma empresa verdadeira por alguma pessoa que está usando o nome dela em vão. Pesquise e tire todas as dúvidas antes.

E o que fazer quando se deparar com alguma situação dessas?

  • 1° Printar, criar provas e denunciar. Denuncie para a “fonte” que viu o anúncio, seja grupo do facebook, whatsapp, página do instagram ou algum amigo que enviou no particular.
  • 2° Evitar segundo contato. Sempre salve em alguma “agenda” o contato do tal golpista para que não volte a tentar por uma nova isca.
  • 3° Compartilhar. Além de denunciar para a fonte, compartilhe em mais grupos para ajudar a evitar novas vitimas.

Compartilhe essa publicação com máximo de pessoas!

Confira mais dicas no blog e ná pagina do instagram.com/vagas019